quinta-feira, 9 de abril de 2009

Mesa Redonda sobre Segurança Pública em Barra do Piraí

A Pastoral da Juventude (PJ) de Barra vai comemorar na semana que vem, de 14 a 21 de abril, a Semana da Cidadania. Data celebrada em parceria com outras PJs desde 1995. Este ano acontecerão diversos eventos ao redor do tema da Campanha da Fraternidade: “Fraternidade e Segurança Pública – A paz é fruto da justiça”. Para levar o tema para o público jovem, a abordagem escolhida pela PJ foi “Juventude e Criminalização”, com o lema: "Juventude em marcha contra a Violência".

Para levar a discussão para dentro dos colégios de Barra do Piraí, a PJ nacional disponibilizou um subsídio de materiais para orientar o debate que será proposto pelos professores. O mesmo debate será orientado pela PJ para jovens de comunidades da cidade. A agenda da semana começou antecipadamente hoje (09/04) no Colégio Cenecista Professor José Costa, onde a PJ foi convidada para abordar o tema da Campanha da Fraternidade em uma palestra para os alunos às 8 horas da manhã.

No sábado (11/04) a Rádio Barra do Piraí (RBP/FM – 89,9), que pode ser ouvida fora da também fora de Barra do Piraí, abriu espaço para um debate sobre Segurança Pública, que convidará os moradores a participar da Semana da Cidadania. Os debatedores serão o professor de História Igor Manso Carvalho Couto e o Acadêmico de História Paulo Cardoso, ambos Assessores da PJ e o Professor Júlio César Gama, coordenador Regional da PJ e membro da Coordenação Diocesana. Eles estão à frente dos eventos da Semana.

"O tema (da Campanha da Fraternidade) será bastante explorado pela PJ este ano. Depois da Semana da Cidadania, a PJ começará os trabalhos junto com as escolas em preparação da Semana de Estudante em agosto e o Dia Nacional da Juventude em outubro", contou o professor Júlio.

Na terça -feira (14/04) o debate acontecerá no CIEP Professora Alice Aiex, no bairro Química, quando o “Instituto de Juventude Um Outro Mundo é Possível” será apresentado ao público. O instituto é mais um aliado da PJ para desenvolver eventos de informação e conscientização da população, inclusive jovem. Será uma prévia do evento principal que acontecerá no dia seguinte.

O ponto alto é a realização de uma Mesa Redonda no auditório do Instituto de Educação Nossa Senhora Medianeira (Colégio Medianeira), com o tema “Juventude e Criminalização”. Foram convidados para iniciar o debate dez especialistas das áreas de educação, direito, parapsicologia, representantes da Polícia Civil e Militar, da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Alerj, do Conselho Tutelar e de outras pastorais. Cada um dará a sua visão e explicação do tema e depois o debate começará.

“O objetivo é fomentar a discussão a respeito do fenômeno da Criminalização da Juventude do Brasil. A escolha de pessoas de diversas áreas foi pensada para garantir a diversidade de pontos de vista e opiniões acerca do tema proposto. Profissionais que em suas áreas de atuação tem contato com diversas ‘juventudes’ e que a partir de suas percepções podem contribuir para o enriquecimento da discussão”, explica o professor Igor.

“Devido ao pouco tempo disponível para o debate, os presentes terão suas perguntas respondidas por e-mail também. Haverá uma enquête em que escolherão três áreas que consideram mais importantes para um futuro debate mais aprofundado sobre o tema”, completa Júlio.

O Colégio Medianeira fica localizado na Rua Teixeira de Andrade, nº 202, Centro Todos os eventos são abertos ao público em geral. Mais informações sobre o evento, com o Professor Júlio César pelo telefone (24) 9837-0708, ou pelo e-mail dnjbp2009@gmail.com.

0 comentários:

Seguidores