domingo, 29 de março de 2009

Deputada Inês Pandeló declara apoio à Conferência Nacional de Comunicação


Durante o 1º Encontro Pró-Conferência Nacional de Comunicação do Sul Fluminense, promovido pelo Fórum de Mídia Livre do Sul Fluminense (FMLSF) e realizado no sábado, dia 28, no plenário da Câmara Municipal de Volta Redonda, a deputada estadual Inês Pandeló (PT) declarou apoio à causa e pôs seu mandato à disposição da militância. "Parabenizo a iniciativa de vocês. Eu estava no Fórum Social Mundial quando ouvi a notícia da Conferência Nacional", disse, referindo-se ao anúncio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, feito naquela ocasião. 

Para Inês Pandeló (foto), o tema há muito exige uma ampla discussão no Brasil. "É preciso que haja uma tomada de posição nesse sentido. O que vemos hoje são rádios comunitárias sendo tratadas como marginais. Sou a favor da liberdade de expressão e penso que espaço para se expressar tem que haver em todo país que se diz democrático", comentou a deputada, oferecendo apoio através de seu mandato na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). "Podem ter no meu mandato um apoio real", prometeu.

Ainda durante o evento, a parlamentar afirmou que marcará uma audiência pública na Alerj - através da Comissão de Cultura - para que o assunto seja debatido. "Vou falar com o (deputado) Alessandro Molon, que é presidente da Comissão de Cultura, para marcarmos uma audiência sobre a Conferência", garantiu Inês.

O 1º Encontro Pró-Conferência Nacional de Comunicação do Sul Fluminense teve a participação de cerca de 50 pessoas, entre representantes da sociedade civil organizada, assessores políticos - como os do deputado estadual Marcelo Freixo (PSOL) -, estudantes, representantes do movimento estudantil de Volta Redonda, Barra Mansa e Resende, de sindicatos de classe, dos movimentos de negros e mulheres, e da Igreja Católica, através das pastorais de Comunicação e Infância da Cúria Diocesana de Volta Redonda e Barra do Piraí. Representando as rádios comunitárias e compondo a mesa de debates, Carlito Vieira, diretor da Abraço/RJ.


Em sua palestra, a psicóloga Noely Godoy, representante do Conselho Regional de Psicologia e integrante da Comissão Estadual Pró-Conferência, abordou a importância da Conferência Nacional de Comunicação e fez uma exposição acerca da produção de subjetividade na mídia. Já o engenheiro Telmo Lustosa, diretor do Clube de Engenharia e também integrante da Comissão Estadual, lembrou o histórico da legislação brasileira acerca das Comunicações e ressaltou a importância de que ela seja revista pelo governo federal. Coisa que só poderá acontecer, segundo ele, com a realização da Conferência.

De acordo com um dos diretores  do Sindicato dos Jornalistas do Estado do Rio de Janeiro, Álvaro Britto, há grande expectativa de que, em breve, o governo federal publique decreto convocando a Conferência. "A Conferência envolverá o Poder Público - federal, estadual e municipal -, empresários - principalmente os de comunicação -, e a sociedade civil. Nosso objetivo hoje (ontem, sábado, dia 28) é fazer o debate com a sociedade civil", frisou.

Após a realização do painel "Conferência Nacional de Comunicação: o que é, quem participa e importância", houve uma plenária para decidir quais serão os próximos passos do grupo no Sul Fluminense.  Dentre outras decisões aprovadas na plenária, ficou acertada uma reunião, a ser realizada no próximo dia 25/04, às 14h, no Clube Foto Filatélico de Volta Redonda. Além disso, também foi levantada a possibilidade de produzir materiais didáticos sobre a Conferência, para que sejam distribuídos em associações de moradores, sindicatos, escolas etc. O engenheiro Bebeto, companheiro do jornal alternativo Valença em Questão, sugeriu que se façam 'caravanas' da Pró-Conferência em municípios da região para conscientizar e aglutinar mais pessoas ao movimento. 


0 comentários:

Seguidores